sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Refletindo sobre a nossa discipina

Oi Gente,

Esta é a nossa última postagem e a saudade já é grande! Quero saber como esta disciplina marcou vocês...

Gostaria que vocês avaliassem o significado desta TEC para vocês, tanto na condição de leitores de histórias infantis como também na condição de  pedagogos em formação.

Desejo que esta despedida seja doce como a cesta da chapeuzinho para a sua vovó...

abs carinhosos,
Janaina 

20 comentários:

  1. Relatar minha relação com TEC II significa remeter a minha admiração pela metodologia utilizada para conduzir a disciplina.
    Visto que sendo ofertada durante o sábado à tarde já remete a algo cansativo, por conta de motivos evidentes. Mas, desde o inicio da minha relação com a disciplina, na apresentação da proposta, percebi que seria o contrário, e realmente foi assim.
    A cada sábado as aulas ganhavam um toque suave, sem que isso deixasse os alunos entediados ou dispersos, porém envolvidos e se identificando com as semelhanças da disciplina com o cotidiano de cada um enquanto protagonista de sua fase criança.
    Para mim, foi proveitosa cada aula,o blog e o tema abordado ‘Conto de fadas e histórias infantis’ trouxe uma reflexão necessária e pertinente ao tratar da importância que uma história, bem como a falta dela, tem na vida de uma criança e de um adulto.
    Em uma palavra: excelente!
    Ah, despedida não professora, até logo apenas, pois quero cursar outras disciplinas com a senhora! rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flavinha,
    Beijos pra você também e obrigado pelos comentários tão delicados!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Flávia descreveu tudo....

    Para mim a disciplina foi simplesmente, MARAVILHOSA! Me fez lembrar e relembrar muitos momentos da minha infância, me fez aprender novas técnicas. Pois contar histórias, não é simplesmente ler um livro, mostrar gravuras.... Contar história é entrar e viajar no mundo imaginário, onde tudo é magia, faz de contas... com direito ao enriquecimento do nosso espirito, iluminação do nosso interior e até resolução de alguns de nossos problemas.

    Mesmo sendo ao sábado a tarde, a disciplina contagiou, não só a mim, mas acredito que a todos que estiveram presente. Cada sábado, uma novidade, uma nova vivência, um novo proveito. É essa disciplina tornou-se interessante e com participação de todos, graças a você Jana.
    É isso ai, nada de despedida... uma vez professora, sempre professora!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Para mim a disciplina TEC II foi simplesmente encantadora, pois além de relembrar a infância que deixamos para traz, me fez compreender que uma boa contação de história pode valer mais que qualquer brinquedo por mais caro que seja financeiramente, porque além das crianças gostarem, elas estão aprendendo com a própria infância a lidar com a cruel realidade que cada um vivencia. Foi apartir de cada aula assistida aos sábados que consegui a cada dia mais compreender como se contar uma boa história e para isso meu filho foi um surpreendente cobaia e pela empolgação dele devo estar me saindo muito bem, graças a você Janaina uma belíssima contadora de histórias e excelente professora.
    Com certeza o final da disciplina será muito doce e agradável, porém sem despedidas, afinal nós nos encontraremos nos semestres seguintes. Será simplesmente um Tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim não foi diferente, o tema abordado foi de extrema importância para nossa formação, pois infelizmente é triste vermos tantos educadores sem adotar a ferramenta das histórias infantis em sala de aula, ou praticar de forma errada, com cunho didático, apenas. Um tema rico e inesgotável, e abordado de forma leve e sutil.
      Obrigada minha pró, bjos, nos vemos pela vida...

      Excluir
  5. Como Flávia falou, quando pensei na disciplina no sábado a tarde me desanimei e então comecei a assistir as aulas. Me encantei desde o primeiro momento. Foram aulas maravilhosas, a professora é excelente, o conteúdo fantástico, me fez ter contato com histórias que já nem lembrava e entendê-las de um novo ponto de vista. Pra mim, que sou mãe, essa disciplina me fez enxergar muito sobre como respeitar o imaginário de uma criança, o tempo e o entendimento dela, a percepção dela que é diferente da minha, enfim, muitas outras coisas. Essa disciplina deveria durar mais! Todas as aulas foram interessantes com toda certeza, mas a que ficará na minha mente será a aula em que passou o filme "Em busca da terra do nunca", foi muito emocionante mesmo. Percebi com essa disciplina que contar histórias é muito mais que simplesmente ler o livro, é um processo, tem todo um ritual. Essa já é a minha segunda disciplina com Janaína e espero encontrá-la mais vezes até o final do curso!
    Beijo com carinho!!

    ResponderExcluir
  6. Já no primeiro dia de aula percebi que o componente curricular TEC II seria de grande importância em minha vida, como de fato foi e está sendo. A metodologia da Professora Janaína é surpreendente, pois em alguns momentos de suas aulas parece até que estamos em um consultório psicológico, ela tem o dom de nos sensibilizar com suas palavras e nos remete a buscarmos a essência mais profunda do nosso ser. Ter contato com autores como os Irmãos Grimm, Charles Perraut, entre outros foi singular para minha formação como pedagoga. Agora posso entender com precisão, a relevância que as histórias infantis e os contos de fadas têm na vida das crianças. Passo também a ter um novo olhar para com os contos de fadas,pois quando Janaína foi revelando a real mensagem que estava por trás das historinhas fiquei muito surpresa e o interessante é que sempre que eu chegava em casa sentia a necessidade de passar tudo para a minha filha que simplesmente amava meus relatos. TEC II irá se encerrar deixando o meu lado criança fluir com mais facilidade e fazendo com que eu perceba melhor as coisas mais simples do meu cotidiano, o que geralmente não ocorria antes. Na aula do dia 11/08/2012 fiquei muito sensibilizada quando houve a exibição do filme "Em busca da terra do nunca" e também observei esta reação nos(as) colegas. Ainda tenho esperança de reencontrar JANAÍNA em minha vida acadêmica, pois sinto que ainda não explorei suficiente a inteligência dela (rsrsrsr), desculpa Pró, esta é apenas uma maneira de lhe dizer o quanto você foi, é e sempre será IMPORTANTE em minha vida.

    BJIN com gosto de brigadeiro para você.
    Até breve!!!

    ResponderExcluir
  7. Relato minha admiração pela a disciplina TEC II pela metodologia que a minha querida professora utilizar para conduzir a disciplina.
    A disciplina foi ótima nois fez recorda a nossa infância apartir das histórias que era apresentanda, alem dos contos que foi trabalhandos em sala nas suas versões fantasiadas e nas versões originais, onde todos tinham uma história engraçada para contar.
    Ensinou-nos que tipo de historias dever ser contada respeitanto a faixa etaria, criando um momento de leveza e paciência com muita discontração. .

    ResponderExcluir
  8. Oi Meninas,

    Fico muito feliz em saber que a disciplina contribui nos âmbitos pessoal e acadêmico das vidas de vocês! Gostaria que vocês soubessem que esta disciplina me marcou de forma muito especial, pois tocou em minha memória afetiva ao tratarmos deste tema que é tão especial para nós: o vínculo contos de fada, outras histórias e a nossa própria vida).

    Ainda que haja fantasia no contos, nos identificamos tanto pois, como já estudamos, os sentimentos são reais (os do personagem e os nossos). A emoção é legítima! Eu também concluí o filme da semana passada com lágrimas nos olhos, assim como vocês.

    Agradeço a cada passo dado e compartilhado na caminhada da disciplina TEC II.

    bjs carinhosos,
    Da Contadora e pró que já tem saudade

    ResponderExcluir
  9. Minha admiração pela senhora aumentou pelo trabalho que foi desenvolvido, pois me despertou pude evoluir como pessoa que acho que foi a maior contribuição que a disciplina pode me proporcionar ganhei experiência acadêmica sim ótima, mas o lado pessoal para me é o mais importante, devido a forma da condução da disciplina que foi muito agradável, infelizmente o tempo foi curto espero que no próximo semestre reencontre a senhora novamente para poder desfrutar um pouco mais dessa maneira de lecionar sem deixar a disciplina se torna cansativa

    ResponderExcluir
  10. A disciplina TECII, me proporcionou um aprendizado muito bom, pois agora tenho outra visão a respeito das historias infantis. Sei da sua importância no desenvolvimento cognitivo das crianças, no permitir que elas vivam no mundo da fantasia, que criem o final de cada historia lida ou contada e que deixe fluir a imaginação da criança.
    A disciplina referida me marcou, pois me sentir inserida em alguns dos seus contextos quando feita a leitura do fundo de verdade que há em cada conto. Através desta pude sim conhecer um pouco mais de mim. Foi muito gratificante! Também com uma educadora tão maravilhosa que disciplina não seria interessante, né?

    ResponderExcluir
  11. TECII marcou muito e vai ficar marcado em nossas memorias foi uma disciplina muito legal, com fortes emoções, foi muito especial para mim, e a acredito que tenha sido especial para todos.

    ResponderExcluir
  12. As aulas de sábado a tarde foi um momento pra relembrar, parecia que no momento que entrava na sala de aula estava eu chegando ao mundo dos encantos, o clima mudava e eu também, foi muito muito bom mesmo sinto que já mais esquecerei desses encontros me fez relembrar a fase que mais fui amada, que mais amei brinquei chorei e viver a minha infância.

    Obrigada Janaina por ter me proporcionado esses momentos tão gostosos e saudosos, obrigadas(o) aos colegas de sala pelos relatos e historias compartilhadas, em especial Iara e Leila.

    ResponderExcluir
  13. As aulas de sábado a tarde apesar de ser o dia em que não queremos mas nem falar em disciplina, essa nos surpreendeu pois Janaína trouxe uma proposta maravilhosa, gostosa mesmo de se trabalhar, foi ótimo sem sombras de dúvida.

    Mas o mérito é toda da professora que é ótima,afirmo isso porque sou sua seguidora, essa já foi a terceira disciplina que fiz com ela então já posso afirma certo.

    Querida beijos e continue sendo essa pessoa carismática,bondosa, compreensiva sem falar em tantas outras qualidades que você tem tá beijos e nos encontramos por aí.

    ResponderExcluir
  14. A pedagogia é um curso que nos proporciona varias aprendizagens e com isso as experiências são de fato desafiadoras e o resultado é sempre fantástico. A disciplina de TEC II esta sendo um conto de fada, fazendo com que voltemos a ser criança, passando pelo processo de ouvinte a, contadores de historia pra assim transformar a infância das crianças de hoje em uma fase encantadora e resolvida.
    As nossas discussões e experiência em sala foram bastante significativas para a criança que existe em mim, bem como para a minha formação profissional, proporcionando sentimentos e emoções que simplesmente vão ficar marcados no livro da memória. Para nossa contadora de historia deixo a casinha de doces visitada por João e Maria, pois é assim que ela se apresenta para nos com seu jeito doce e encantador de ser transformando o que poderiam ser aulas chatas e metódicas em momentos prazerosos e motivador.
    Os conteúdos abordados e as atividades realizadas nos permitiram colocar em pratica o que adquirimos na teoria. Acredito que conseguimos alcançar o objetivo, pois termino esse primeiro momento de contato direto com as historinhas satisfeita com o resultado, super positivo.
    Abraços e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Antes de iniciar a disciplina achei que esta seria monótona e cansativa, mas, a partir do momento que entrei na sala e encontrei os meus colegas sentados ao chão contando as suas primeiras experiências com a literatura infantil, mudei a minha concepção sobre a mesma, ainda mais, quando a professora revelou a temática que seria abordada, literatura infantil, a qual sou fascinada. Adorei a metodologia aplicada e o objetivo geral escolhido pela professora, pois ela buscou despertar em nós a literatura infantil não apenas na condição de leitores, mas também, como autoras e contadoras de histórias. E assim, aprendi muito sobre a importância da contação de histórias para crianças e os tipos destas para cada faixa etária obedecendo às fases infantis. O que contribuiu muito de maneira significativa para a minha formação como pedagoga e como pessoa. Pois, pretendo levar adiante os aprendizados adquiridos nesta disciplina.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  16. Para mim a disciplina foi Inesquecível! Cada aula tinha seu encanto e fazia com que lembrássemos a nossa infância. Aprendi com a professora Janaína que contar história não é só ler, mas embarcar na história que iremos contar. Foi muito proveitosa cada aula, pois aprendi muita coisa que não sabia, principalmente quando colocamos na prática o que aprendemos em cada aula. A partir desse momento percebemos o nosso crescimento como futuros pedagogos e como é importante a troca de conhecimentos.
    Adorei ter você como professora!

    ResponderExcluir
  17. As aulas de TEC II foram inesquecíveis e de uma dinânca bastante distaída, porém com muita responsabilidade. Trabalhar com contos infantis, contação de histórias e produção de outras histórias foram possibilidades que me ajudou bastante crescer enquanto profissional, enquanto mãe e enquanto pessoa. A dinâmica nas aulas utilizada foi bastante interessante onde a cada aula ficava na espectativa para saber o que iria acontecer. Emoções, curiosidades,aprendizagens rolaram soltas durante as aulas da disciplina. Foi ótimo!

    ResponderExcluir
  18. Iara Regina
    Foi muito bom fazer a disciplina de TEC II com você Janaína, me surpreendi com a dinâmica do curso, pois, nunca imaginei que iríamos trabalhar os contos de fadas de forma tão lúdica e dinâmica. É o que eu realmente sentia falta no curso de pedagogia aulas que nos preparassem para atuar em sala de aula, sabendo como contar um conto de fadas, toda preparação como se fossemos atuar em um palco representando ali todo mundo da imaginação que todas as crianças adoram. As atividades estavam todas amarradas umas as outras possibilitando um aprendizado consistente. Conhecer através dos teóricos as diversas versões dos contos de fadas e o que realmente estava por trás de cada enredo, suas lições de moral e as conotações sexuais embutidas na história que só através de você que esmiuçando os textos nos mostrou o que estava por trás da intenção de cada escritor. Trabalhar os contos de fadas em rodas de conversa foi muito prazeroso e mexeu com o interior de cada uma de nós nos levando a lembrar do nosso passado quando na infância vivíamos no mundo do imaginário e que muitas vezes ocupávamos o lugar dos personagens sendo vilão ou mocinho. Quanto ao processo de criar uma história e fazer um livro customizado foi maravilhoso, sempre me achei criativa, mas, nunca me imaginei dando vida a alguns personagens criados por mim vendo outras pessoas lendo o livro e se divertindo com os personagens e com o enredo da história. A nossa capacidade de criar é infinita, nós é que deixamos nos levar pelos compromissos do dia a dia e deixamos adormecer a criança que existe dentro de nós como se essa etapa da vida fosse um passado distante, e você com a sua metodologia de ensino conseguiu resgatar essa criança que e que em determinados momentos chegou a nos emocionar. Valeu à pena ir a faculdade aos sábados serviu como terapia depois de uma semana cansativa, ler contos de fadas foi muito relaxante e divertido.

    ResponderExcluir
  19. Olá coleguinhas, adorei estudar esta disciplina com vocês. Infelizmente no último dia não consegui participar das atividades e ver os livros produzidos, Janaína me contou que um era lindo que o outro. Parabéns a todas e até o próximo semstre!

    ResponderExcluir