sexta-feira, 1 de junho de 2012

Era uma vez...uma primeira vez...

Era uma vez uma professora que queria transformar  uma disciplina em portal para outras dimensões, com pitadas de magia, fantasia, histórias e, quem sabe, até fadas! 


Era uma vez estudantes que não sabiam o que esperar e descobriram o inusitado: o desafio de revisitar a literatura infantil na condição de leitoras e também autoras.


Era uma vez o início de um blog, do nosso blog!


abs e uma expectativa: a participação de vocês!!

9 comentários:

  1. Durante a minha infância não me lembro de ter tido muito contato com os contos, na verdade o sempre ouvir foram casos , minha avó gostava de nos reunir eu minhas primas e primos para contar histórias antigas , que não eram contos de fada . Atualmente tenho um contato maior visto que tenho dois sobrinhos em casa e que adoram ouvir histórias , desta forma sempre tenho possibilidade e tempo estou lá contando e recontando contos para eles , eu gosto de contar e além do que acho fascinante o entusiasmo , a curiosidade e a atenção com que eles ficam ao ouvir os contos .
    Sem falar que a disciplina de TEC II tem proporcionado este mergulho ao mundo da literatura infantil , buscando fazer reviver momentos da infância que marcaram com relação aos contos.

    ResponderExcluir
  2. Penso que será muito enriquecedor para nós enquanto educadores o tema que será discutido na disciplina TEC II. Tanto para aqueles que tiveram uma proximidade com a literatura quanto para os que não tiveram, assim como eu. Hoje, como mãe, procuro estimular minha filha a entrar no mundo mágico, atraente e encantador da literatura.
    Assim, minhas expectativas quanto à disciplina são as melhores possiveis!!!!
    Vamos nos permitir...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a Chapeuzinho Colorida, uma personagem adaptada de outra muito antiga nas historinhas, assim como na história da minha vida real.
    Remeter às histórias infantis significa fazer uma releitura da História da minha vida.
    Sou leitora desde sempre,quando aprendi a ler,aprendi em seguida que estava a ganhar muitos amigos, vindos a partir da leitura.
    Sempre fui uma criança comunicativa, frágil, alegre, diferente talvez, mas muito igual no desejo de toda criança em ter amigos.
    Eu também tinha muito, só que só na escola!
    Um apenas fora dela!
    Então, fim das aulas, a menina Chapeuzinho Colorido, não mais se sentia colorida, porque ficava triste por não ter com quem conversar e no lugar de atenção eu recebia livros e historias com eles trazida. Onde por uma motivação 'triste' trouxe e continua trazer muitos amigos, situações, conhecimento e muita satisfação, por que ainda que o tempo esteja a passar, a magia das historinhas ,assim como no texto de BETTEHEIN, ajudam a construir minha identidade e a minimizar minha solidão enquanto criança e meus medos enquanto adulta.

    ResponderExcluir
  4. Quando ouvir falar que a disciplina TEC II seria voltada para os contos de fadas, achei uma maravilha... Sempre gostei desse tema.
    Espero que os outros colegas também tenham gostado, assim como Silvia, sou mães e estimulo bastante minha filha... não só com contos de fadas,mas é com eles que as crianças se estimulam.
    Agora, como professora da educação infantil (turma de 02 anos), sinto ainda mais necessidade de entender, aprender e reaprender os contos...
    Juntos espero viajar nesse mundo encantado!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei o que me acontece, quando tento lembrar da minha infância enquanto ouvinte de historinhas tipo essas que todas as crianças já ouviram: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os Três Porquinhos dentre outras não tenho nenhuma recordação. Mas estou muito feliz em poder agora com a disciplina de TEC II poder conhecer e significar as mesmas a minha vida, e também a minha futura profissão como contadora. Isso é fantástico.

    ResponderExcluir
  6. A última aula foi muito proveitosa onde tive a oportunidade de conhecer o teor de história infantil que até então só conhcecia o seu título. Essa disciplina tem me prorpocionado o conhecimento dos contos nas suas duas vertentes a fantasiosa e real, um despertar para o mundo crítico um ler e reler as histórias do cotidiano.

    ResponderExcluir
  7. Contar histórias para crianças ou até mesmo para adolescentes é sempre uma boa experiencia, pois elas sempre prendem a atenção da meninada. O interessante desta disciplina TEC II são as oportunidades que vem sendo oferecidas para as novas experiencias com os contos na versão clássica, pois as crianças e até nós estudantes temos pouco contato com tal versão,assim essa experiencia tem cido bastante enriquecedora, contribuindo no despertar de uma nova reflexão, de uma visão crítica a respeito dos contos de fadas.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. As histórias para criança me encantam desde sempre, pois a leitura faz parte da minha vida e procuro aprender em tudo que leio principalmente os contos de fadas clássicos que é uma delicia conhecer cada história. Fico feliz em estar cursando este componente curricular TEC II que trás os contos de fadas como principal estudo, para sabermos o efeito de uma historia contada para as crianças, como são produzidas estas historias, suas versões e qual a moral de cada historia, dessa forma aprendemos de forma crítica sobre os contos.

    ResponderExcluir